dispa-me

9.7.17


Assim que comecei o curso de Design de Moda, ganhei um livro chamado 'Dispa-me! - O que nossa roupa diz sobre nós', escrito pelas psiquiatras e psicanalistas, Catherine Joubert e Sarah Stern. O livro apresenta algumas breves histórias, que são interpretadas com o olhar psicanalítico das autoras. Uma abordagem descontraída sobre o que nos liga a nossas roupas. Devo dizer que é um dos meus poucos livros adquiridos enquanto estudante, o preferido entre todos e já rendeu um tanto de textos já excluídos neste blog. 

Despir-se é uma etapa fundamental para quando queremos vestir. Imaginamos então a roupa como segunda pele, assim somos o que somos com ela e sem ela. Despir significa 'tirar por completo a roupa', também pode significar 'despojar'. Despojar significa 'desapossar'. Podemos despir o corpo, como podemos nos despir a alma. 
Segundo o livro, a maneira de vestir está inserida na nossa história pessoal, no nosso percurso, indicando uma margem de liberdade entre nós e nossos parentes, pares e relações sociais. Mas esse trabalho de decifração não se trata de 'diga-me como te vestes e te direi quem és', só é possível dentro de um contexto determinado e para um sujeito considerado. Então não nos convém julgar a colega dos shorts curtos de vulgar, por exemplo. Na verdade, nunca nos convém julgar. Não estamos aqui falando sobre um jogo de decifrar estranhos na rua a partir de suas roupas, falamos de nossa relação pessoal com o que vestimos e comunicamos. 

As roupas estão em toda a parte. Mesmo quando não estão nos servindo, não nos desfazemos, porque acabamos depositando a elas valores sentimentais. Em um trabalho de consultoria de imagem desenvolvido na nossa turma pela disciplina de estilo, conseguimos identificar a dificuldade que sentimos ao rompermos a relação com nossas peças. As roupas podem nos lembrar um momento, um lugar, alguém. Elas são bem mais que simples objetos adquiridos, elas fazem parte de um história ou de várias. 
Devemos considerar hábitos saudáveis dentro de nossos relacionamentos, este é mais um.

Durante um tempo devo publicar sobre a importância de um relacionamento saudável dentro do guarda-roupa e fora dele. Contos reais sobre ciúme e obsessão, maus tratos e desprezo, insaciedade e outros problemas. 

You Might Also Like

0 comentários

Instagram